Âmbito de aplicação
Podem apresentar candidatura aos concursos especiais:
-
os maiores de 23 anos aprovados nas provas de avaliação da capacidade de frequência do ensino superior prestadas na ESTBarreiro/IPS (antigo Ad-Hoc), para mais informações consulte a seguinte
página;
-
os titulares de cursos superiores, pós-secundários e médios;
-
os titulares do Curso de Especialização Técnologica de Condução de Obra.
Condicionantes
Estes concursos estão condicionados às vagas definidas pelo Conselho Científico da ESTBarreiro/IPS, para cada curso e tipo de concurso, constantes em deliberação elaborada anualmente.
A candidatura é efectivada com o preenchimento e entrega do boletim de candidatura modelo Mod_SA_011_ConcursosEspeciais.
Vagas para 2009/2010
O Conselho Científico deliberou a abertura das seguintes vagas para o ano lectivo 2009/2010:
| Cursos de Licenciatura |
Vagas Disponíveis |
| Titulares de Curso Superior |
Titulares de CET |
Maiores de 23 Anos (ex Ad-Hoc) |
| Engenharia Civil, regime diurno |
2 |
1* |
2 |
| Engenharia Civil, regime nocturno |
1 |
--- |
1 |
| Engenharia de Conservação e Reabilitação, regime diurno |
2 |
--- |
1 |
| Engenharia de Conservação e Reabilitação, regime nocturno |
1 |
1* |
1 |
| Engenharia Química, regime diurno |
1 |
--- |
1 |
| Gestão da Construção, regime diurno |
2 |
--- |
1 |
| Gestão da Construção, regime nocturno |
1 |
--- |
2 |
|
Total de Vagas
|
10
|
2 |
9
|
|
* Curso de Especialização Tecnológica na área 582 - Construção Civil e Engenharia Civil (e.g. CET em Condução de Obra, CET em Construção e Obras Públicas)
Critérios de Seriação para o Concurso de Titulares de Curso Superior
Os candidatos serão seriados através dos resultados obtidos pela aplicação da seguinte fórmula:
C = 0.33xAF 0.33xTF 0.33x(MC-100)/100
em que:
- AF - coeficiente que pretende aferir a afinidade do curso de que o aluno é titular, tomando os seguintes valores:
- 1.00 - cursos de Engenharia, exigindo Matemática como Prova de Ingresso;
- 0.75 - Outros cursos exigindo Matemática como Prova de Ingresso ou Arquitectura;
- 0.50 - outros cursos de cariz científico;
- 0.00 - restantes cursos.
- TF - coeficiente que pretende avaliar o tipo de formação de que o aluno é titular, tomando os seguintes valores:
- 1.00 - Doutoramento;
- 0.75 - Mestrado;
- 0.50 - Licenciatura de 240 créditos ECTS;
- 0.25 - Bacharelato ou Licenciatura de 180 créditos ECTS;
- 0.00 - outros cursos previstos na legislação.
- MC - média final obtida no curso de que é titular, numa escala de 0 a 200 (considera-se a média do curso de maior grau que tenha classificação final convertível numa escala 0 a 200).
Critérios de Seriação para o Concurso de Titulares de Curso de Especialização Tecnológica em Condução de Obra
Os candidatos titulares de um CET, reconhecido pela ESTBarreiro/IPS como válido para ingresso nos seus cursos de licenciatura, serão seriados através dos resultados obtidos pela aplicação da seguinte fórmula:
C = 0.5x(MM-100)/100 0.5(MC-100)/100
em que:
- MM - nota final obtida na unidade curricular de Matemática do 12º Ano de escolaridade, numa escala de 0 a 200;
- MC - média final obtida no curso de que é titular, numa escala de 0 a 200.
Critérios de Seriação para candidatos aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos na ESTBarreiro/IPS
Os candidatos, aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 prestadas na ESTBarreiro/IPS, serão seriados através dos resultados obtidos pela aplicação da seguinte fórmula:
C = 0.50xCP 0.20xMO 0.30xPC
em que:
- CP - nota atribuída ao currículo escolar e profissional do candidato;
- MO - nota atribuída às motivações do candidato;
- PC - resultado da prova de conhecimentos.
As três componentes da avaliação serão classificadas numa escala numérica de 0-20 de acordo com os Critérios de Avaliação definidos pelo IPS. Aos candidatos aprovados, o júri atribuirá uma classificação final, expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0-20.
Os candidatos serão colocados por ordem decrescente da sua nota de candidatura, respeitando as preferências de curso a que se candidatam. No processo de colocação garante-se que os candidatos não colocados não apresentam notas superiores ao último dos colocados, nos cursos a que aqueles se candidataram. Em caso de empates (candidatos ao mesmo curso com a mesma nota), todos os candidatos serão colocados, sendo criadas tantas vagas suplementares quantas as necessárias para a colocação.
De acordo com o n.º 4 do Artigo 18º. do Decreto-Lei nº 64/2006, as vagas sobrantes do concurso nacional de acesso podem ser preenchidas pelos candidatos aprovados nas provas de maiores de 23 anos. No final da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso a Escola pode abrir um novo concurso para os candidatos ainda não colocados.
Accionamento
As candidaturas são instruídas com:
-
certidão comprovativa da titularidade de um curso superior com a respectiva classificação final ou certidão comprovativa da titularidade do CET Condução de Obra;
- plano curricular do curso;
-
ficha mecanográfica (historial da candidatura ao ensino superior) ou caso não possua, provas de ingresso exigidas pela Escola/Faculdade no acesso ao curso que frequentou;
-
fotocópia do Bilhete de Identidade;
-
fotocópia do Número de Contribuinte;
-
procuração, se a candidatura não for apresentada pelo próprio.
Prazos a cumprir
A candidatura aos Concursos Especiais obedece aos prazos estabelecidos por lei (calendário para os Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior).
Para o ano lectivo 2009/2010 os prazo estabelecidos são os seguintes:
| Acção |
Datas |
| Apresentação das Candidaturas na ESTBarreiro/IPS |
3 a 28 de Agosto de 2009 |
| Afixação dos editais de colocação |
14 de Setembro de 2009 |
| Reclamações sobre as colocações |
14 a 18 de Setembro de 2009 |
| Matrícula e Inscrição |
14 a 18 de Setembro de 2009 |
| Decisão sobre as reclamações |
até 16 de Outubro de 2009 |
| Matrícula para as reclamações atendidas |
até 23 de Outubro de 2009 |
|
Emolumentos
A candidatura está sujeita ao pagamento das taxas e emolumentos previstos na Tabela de Emolumentos em vigor.
Normas aplicáveis
Regulamento dos concursos especiais de acesso ao ensino superior: Portaria 854-A/99, de 4 de Outubro, alterada pela Portaria 1081/2001, de 5 de Setembro
Decreto-Lei 393-B/99, de 2 de Outubro.
Deliberação do Conselho Científico da ESTBarreiro/IPS, que nomeia o Júri de selecção (elaborada anualmente).
Deliberação do Conselho Científico da ESTBarreiro/IPS, que estabelece o número de vagas para cada curso (elaborada anualmente).
Deliberação do Conselho Científico da ESTBarreiro/IPS, que estabelece os critérios de seriação (Deliberação 08/22).
voltar ao topo