Engenharia Química

Apresentação

O curso de Licenciatura em Engenharia Química da ESTBarreiro/IPS assenta predominantemente nas áreas da Química, Engenharia Industrial e dos Processos em Engenharia Química, tendo sido planeado como uma licenciatura de base generalista, que garanta uma vasta gama de saídas profissionais, tais como indústrias química, petroquímica, farmacêutica, alimentar, têxtil, bioquímica, na área ambiental, em laboratórios e assessoria técnica, bem como continuar a sua formação académica nesta ou em qualquer outra instituição.

Objetivos

Pretende-se que os licenciados em Engenharia Química formados pela ESTBarreiro/IPS adquiram capacidade de esquematizar e resolver problemas de Engenharia Química, bem como de planear, executar, explicar e descrever experiências laboratoriais. Pretende-se também que os licenciados formados consigam aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas práticos no âmbito da Engenharia Química, com consciência da responsabilidade profissional e ética na análise dos impactos das soluções tomadas, utilizando para tal a bibliografia, bases de dados, etc.

Saídas profissionais

O curso foi planeado como uma licenciatura em Engenharia Química de base generalista, garantindo uma vasta gama de saídas profissionais para os futuros licenciados, nomeadamente:

  • Laboratórios com capacidade operacional ou de liderança;
  • Indústrias químicas e afins, das quais as mais importantes são a Petroquímica, Farmacêutica, Alimentares e de Bebida, Têxtil, Pasta de Celulose e Papel, Separação e Liquefação de Gases, Bioquímica, entre outras;
  • Área ambiental, nomeadamente, em Estações de Tratamentos, integrar equipas para realização de Estudos de Impacto Ambiental, Empresas de Águas, entre outras.
  • Empresas de serviços do setor e afins, nomeadamente, como técnico de vendas ao nível do produto final;
  • Assessoria técnica em Gabinetes de Projetos e de Consultadorias;
  • Na integração, planeamento, automação e controlo de sistemas;
  • Intervenção na produção, desenvolvimento e controlo de produtos finais de pequenas e médias indústrias.

Razões para a escolha do curso

O curso de Licenciatura em Engenharia Química da ESTBarreiro/IPS é um curso de base generalista, que abrange várias áreas do conhecimento, nomeadamente indústria de polímeros, do papel, petroquímica, alimentar entre outras. Este curso tem a particularidade de conter, no seu plano curricular, um estágio em contexto de trabalho, facilitando a integração dos seus diplomados no mercado de trabalho. O curso tem tido uma boa aceitação por parte do tecido empresarial da região, facto este comprovado pela alta taxa de empregabilidade dos seus diplomados e pedidos crescentes de estágios curriculares.

Os diplomados da licenciatura em Engenharia Química da ESTBarreiro/IPS têm tido uma boa aceitação por parte do tecido empresarial da área especializada da formação. 66,7% dos diplomados conseguem colocação no mercado de trabalho, até 6 meses após o termino do curso e 44,4% dos diplomados encontram emprego nas áreas da especialidade do curso. (dados a maio de 2015)

Planos de estudos

Regime Diurno

Day Students

Duração e total de créditos ECTS

180

Coordenador do curso

Raquel Duarte

Despacho de publicação em Diário da República

despacho n.º 9728/2014

Propina anual

900 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas proposto na criação do curso

Brevemente disponível

Condições de acesso e ingresso

Não disponibiliza vagas para 2017/2018

Pré-requisitos

Não aplicável

Outra informação

Sistema de Avaliação