8ª Sessão de Bolso | 19 dez, 15h30

 

No âmbito das medidas de promoção do sucesso escolar e de combate ao abandono, o Conselho Pedagógico da ESTBarreiro/IPS organiza a 8ª Sessão de Bolso com o título "Aprendizagem baseada na aquisição de competências". Esta sessão será dinamizada pelo Prof. Doutor Rodrigo Lourenço, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.

Data: 19 de dezembro de 2018

Horário: 15h30-17h00

Sala: 0.02

Resumo: O significado de sucesso académico está ainda muito ancorado na obtenção de uma nota final que dê origem à aprovação. Mas deverá ser esse o único significado de sucesso académico? Entendemos que não! Ele passa também cada vez mais, pela demonstração efetiva da aquisição de competências por parte dos estudantes e pela capacidade de as saber utilizar na resolução de problemas reais da sociedade.

Esta é uma realidade ainda mais vincada nos dias de hoje, em que a aquisição de competências por parte dos estudantes está longe de se esgotar na sala de aula, sendo claramente diversificada por um vasto leque de fontes de informação, desde as fontes gratuitas disponíveis na Internet, às fontes produzidas e divulgadas de forma livre pelos próprios docentes, à partilha de informação entre colegas, ao conhecimento adquiridos no desempenho de atividades profissionais, ao conhecimento partilhado no seio familiar, entre muitas outras fontes.

Para que a visão mais alargada do sucesso académico tenha consequências efetivas na motivação e nos resultados dos estudantes é necessário que as metodologias pedagógicas e os instrumentos de avaliação, numa primeira fase, aprofundem mecanismos que permitam relacionar de forma mais efetiva a validação das competências adquiridas e a aprovação numa Unidade Curricular. Numa segunda fase, que seja possível validar as referidas competências junto das entidades empregadoras e dos diplomados, quer no que se refere à sua efetiva necessidade, quer no que se refere à real aquisição por parte dos estudantes.

Este seminário pretende apresentar e debater a metodologia de ensino-aprendizagem baseada na aquisição de competências, que tem vindo a ser implementada desde 2014 numa Unidade Curricular de uma licenciatura noturna do IPS, e que obtidos resultados muito satisfatórios, quer ao nível da melhoria dos resultados académicos, quer ao nível dos índices de satisfação dos estudantes.