A ESTBarreiro produz álcool gel para apoiar a luta contra COVID-19

A ESTBarreiro/IPS, impelida pelo sentimento geral da necessidade de colaborar e agir perante este flagelo que nos atinge a todos, e que se repercutiu na nossa comunidade escolar, considerou ter condições de produzir algum material de desinfeção, nomeadamente álcool gel, no sentido de contribuir junto da comunidade com um material que se tem revelado insuficiente para responder aos cuidados a ter com o COVID-19.

A oportunidade de concretizar esta iniciativa surge na sequência do contacto do Presidente da CMB, que tinha como objetivo encontrar formas de mitigar as faltas no material de proteção, nomeadamente a possibilidade de impressão em 3D de viseiras de proteção.

Foram produzidos nos laboratórios da ESTBarreiro, perto de 50 litros de álcool gel, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). A CMB recolheu o álcool gel junto do laboratório para distribuição pelas instituições mais necessitadas deste tipo de material, considerando que a autarquia possui as melhores condições de proceder a essa identificação.

Estiveram presentes no laboratório,  promovendo sempre as regras de higiene e de distanciamento social, as 3 pessoas que compõem a Direção da ESTBarreiro: Prof. Pedro Neto, Profª. Gabriela Gomes (responsável técnica), Profª. Telma Guerra Santos e o próprio presidente da CMB, Dr. Frederico Rosa, acompanhado de mais dois colaboradores.

Para a produção do álcoo gel foram seguidas as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). Etanol a 96% (v/v), peróxido de hidrogénio (água oxigenada a 3%), glicerina (a 98%) e água destilada (ou água da torneira corrente). Não é de todo um produto complexo, apesar de se ter os devidos cuidados com o peróxido de hidrogénio (que queima a pele, na concentração existente no laboratório), a inflamabilidade do etanol a 96% (v/v). Foram sempre usadas luvas durante todo o procedimento e máscaras de proteção.