ESTBarreiro/IPS recebe duas menções honrosas do Programa Eco-Escolas
É com um enorme prazer que damos a conhecer que a ESTBarreiro/IPS recebeu duas menções honrosas em dois desafios propostos pelo programa Eco-Escolas:
A Biodiversidade da Minha Escola (Consultar notícia e apresentação do trabalho)
Alimentação Saudável e Sustentável (Consultar notícia e apresentação do trabalho)
O primeiro desafio foi enquadrado no âmbito da UC Biologia Geral onde são abordados aspetos referentes à biodiversidade, espécies autóctones, exóticas e invasoras, serviços de ecossistemas e conservação da biodiversidade. O objetivo do trabalho proposto foi promover a observação e caracterização de espécies existentes nos espaços exteriores da ESTBarreiro/IPS, aprofundar o conhecimento sobre algumas espécies (ou grupo de espécies) selecionadas pelos estudantes, estimular a criatividade artística através da elaboração de ilustrações de espécies e reconhecer que espaços verdes urbanos podem também ter elevada diversidade.
Neste trabalho foram envolvidos 53 estudantes supervisionados por 3 docentes da Unidade Curricular de Biologia Geral do curso de Licenciatura em Biotecnologia.
O segundo desafio foi enquadrado na Atividade “Receitas Sustentáveis têm Tradição“ e foi o tema do trabalho que a turma do 3º ano da Licenciatura de Biotecnologia (56 alunos) da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal, desenvolveu no âmbito da unidade curricular de Tecnologia Alimentar com o apoio da docente Natália Osório.
Este trabalho teve como objetivo desafiar os estudantes na procura de receitas sustentáveis que tivessem tradição no seio das suas famílias. A receita eleita foi o “Arroz de Marisco”.
Esta receita é tradicionalmente consumida em diferentes regiões de Portugal e interliga diferentes princípios da alimentação sustentável e da dieta mediterrânica. Apresenta ainda na sua história factos que confirmam que a tradição da gastronomia portuguesa e a sustentabilidade caminham lado a lado.
