Prof. Bill Williams distinguido com Menção Honrosa

Bill Williams, professor jubilado do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), foi recentemente distinguido com uma Menção Honrosa no âmbito da edição de 2020 dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos.

O docente, que lecionou na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS) ao longo de 18 anos, viu o seu trabalho reconhecido na categoria de Ciências da Educação, área em que vem desenvolvendo atividade profícua e variada, sobretudo focado na Educação em Engenharia.

Químico de formação, pela National University of Ireland, Bill Williams especializou-se depois na área da Educação, o que o levou a vários pontos do globo, incluindo Portugal, tendo igualmente dirigido cursos à distância em vários países africanos, sob a égide da Organização Internacional do Trabalho.

Doutorado em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico (IST) e membro integrado do respetivo Centro de Estudos de Gestão (CEG-IST), o docente tem produzido conhecimento em duas grandes áreas de interesse, Engenharia e Ciências da Educação, destacando-se também como membro fundador da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE).

Como divulgador de ciência, Bill Williams é também editor associado de várias publicações de referência a nível mundial, entre elas o European Journal of Engineering Education(EJEE) e o Journal of Engineering Education, o mais citado na área da Educação em Engenharia, tendo sido o primeiro investigador do ensino superior português a integrar a comissão editorial desta revista, editada pela American Society for Engineering Education (ASEE).

Os referidos Prémios Científicos, instituídos pela Universidade de Lisboa em colaboração com a Caixa Geral de Depósitos, visam reconhecer a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade.