Projeto DizCOVer@Setúbal aprovado pelo programa Lisboa2020

O projeto DizCOVernull@Setúbal, no âmbito do COVID Lab foi aprovado pelo programa Lisboa2020, com um investimento global de 300 mil euros. Este projeto tem como objetivos fundamentais:

• a otimização do sistema de testagem (da colheita à comunicação de resultados) diminuindo em 30-50% os custos e tempo associados (garantindo equivalente fiabilidade) e assim aumentar em mais de 66% da atual capacidade de testagem.
  • o estudo da prevalência de anticorpos em indivíduos já infetados ou vacinados através da avaliação da duração da imunidade (por análise periódica de anticorpos anti-SARS-CoV-2, até 1/2 ano após vacinação ou infeção) em indivíduos vacinados ou recuperados.
  • o estudo das interações Animal-Homem, associadas ao SARS-CoV-2, a partir de bivalves que atuam como reservatórios naturais de vírus e são produzidos no Sado.

Felicitações por esta conquista, em especial, às professoras da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro envolvidas no pojeto, Marta Justino, Gabriela Gomes e Susana Piçarra, mas também à Professora Professora Helena Caria, da Escola Superior de Saúde, assim como à Dra. Raquel Teixeira da UAII&DE e à Dra. Sílvia Lopes.