REDWine | Projeto Europeu envolvendo docentes da ESTBarreiro/IPS

O projeto REDWINE concluiu o 2º ano de execução no final de abril e foi por isso realizada a 5ª assembleia geral de parceiros na qual o IPS esteve representado pela Investigadora Responsável Carla Santos e a Investigadora Cláudia Coelho. A reunião decorreu na cidade de Tubinga, na Alemanha, onde está sediada a empresa NOVIS responsável por capturar o dióxido de carbono libertado no processo de fermentação do vinho tinto. A pequena cidade situada perto de Stuttgard, acolheu-nos de forma calorosa, com 89 mil habitantes dos quais 28 mil são estudantes universitários, tem como principal atividade económica as universidades. Todos os parceiros partilharam os avanços e dificuldades vividas nos últimos 6 meses na persecução dos objetivos delineados no plano de 2020. Nesse ano extraordinário viviam-se as limitações da pandemia, mas não se anteviam aquelas que surgiriam de uma guerra na Europa de leste em 2022!

Os trabalhos na ESTBarreiro continuam a apontar para uma valorização eficiente dos efluentes líquidos da Adega de Palmela no cultivo de microalgas.

Houve ainda tempo para ouvir o responsável pela implementação das medidas de atuação contra as alterações climáticas decididas pela assembleia municipal. Nas medidas de redução do consumo de energia na cidade está previsto realizar workshops com os residentes para os ensinar, apoiar e motivar à mudança.