ESTBarreiro vai ter horta biológica comunitária

 

“Horto IPS6” sai vencedor da 3ª edição do concurso “IPS Sustentável”.

O “Horto IPS6”, uma proposta apresentada por uma equipa de elementos da ESTBarreiro, é um dos dois projetos vencedores da 3ª edição do concurso “IPS Sustentável”. A ideia é criar uma horta biológica comunitária, no espaço exterior da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, assente em 6 pilares: Sustentável, Sociável, Solidário, Subsistente, Saudável e Sereno.

Os autores da proposta, Natália Osório, Sónia Santos, Eugénia Santos, Carla Campaniço, António Mata, vão contar com parte do valor monetário de 7 mil euros, atribuído com o apoio do Banco Santander, para a implementação deste projeto.

Numa primeira fase, o terreno destacado para o projeto será dividido por talhões que serão atribuídos aos candidatos a horticultores. Depois, todos os selecionados terão acesso a uma formação sobre os princípios da sustentabilidade agrícola. O “Horto IPS6” pretende ser também um espaço pedagógico, que envolva a comunidade interna e externa, com uma vertente de partilha inter-geracional de conhecimentos e práticas de produção sustentável, baseada numa economia circular e sem gerar desperdícios.

No concurso, cujos resultados foram divulgados no Dia Mundial da Educação Ambiental, dia 26 de janeiro, foi ainda premiado um outro projeto, o “Mobilidade Soft”, que pretende promover formas de mobilidade suave junto da comunidade académica.

O concurso “IPS Sustentável” desafia todos os anos a comunidade académica do Politécnico de Setúbal a propor ideias e ações para um melhor desempenho nas áreas ambiental, social e económica.