Iniciação ao Projeto BIM

Apresentação

Building Information Modeling (BIM) é um processo colaborativo que permite criar, gerir e partilhar modelos digitais de edifícios e infraestruturas. Estes modelos contêm informações importantes sobre a arquitetura, estrutura, especialidades, implantação e desempenho (e.g., térmico, acústico) de um projeto. O BIM permite que arquitetos, engenheiros, construtores e outras partes interessadas colaborem e partilhem informações em tempo real durante todo o ciclo de vida de um empreendimento, desde à sua conceção até à operação e manutenção. Permite, também, realizar simulações de desempenho para avaliar a eficiência energética, acessibilidade e de outros aspetos de um empreendimento antes da sua construção.

Existem várias vantagens de um projeto desenvolvido utilizando a metodologia BIM, nomeadamente:

  • Maior colaboração entre equipas envolvidas no projeto, permitindo melhor comunicação e resolução de problemas;
  • Melhor visualização e compreensão do projeto, permitindo identificar problemas e conflitos antes da construção;
  • Maior precisão e qualidade dos dados, permitindo melhor tomada de decisão;
  • Melhor gestão de recursos e custos, permitindo otimizar o uso dos mesmos;
  • Melhoria da sustentabilidade e eficiência energética, permitindo avaliar e implementar soluções de forma mais precisa;
  • Melhor suporte para manutenção e operação do empreendimento, permitindo melhorar a sua vida útil e sua eficiência.
  • A metodologia BIM aplicada ao sector da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) pode tornar mais eficaz e melhorar a produtividade na concretização de projetos e obras de construção civil.

Objetivos

O curso breve de Iniciação ao Projeto BIM tem como objetivo oferecer a estudantes e profissionais a possibilidade de adquirirem e desenvolverem os seus conhecimentos e competências básicas nesta metodologia. Nesta formação, o formando terá oportunidade de realizar um pequeno projeto de arquitetura com recurso a esta metodologia.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução

1.1 Metodologia BIM
1.2 Ambiente de trabalho em Autodesk Revit

Principais comandos; Propriedades; Navegador de projeto; Modos de visualização; Famílias BIM.

2. Modelação

2.1 Modelação de um projeto

Modelação de um terreno; Ajustar a cota de soleira; Criação de planos de referência; Criação de perfis; Modelação de um edifício; Cortes e Alçados; Criação e modelação de elementos construtivos; Fases do projeto.

3. Visualização

3.1 Criação de perspetivas
3.2 Criação de pormenores construtivos
3.3 Configurar a aparência e grafismo dos materiais

4. Documentação

4.1 Introdução de Áreas e designação de espaços
4.2 Cotagem
4.3 Composição dos desenhos
4.4 Inserção dos desenhos em folhas com legenda
4.5 Criação e introdução de tabelas
4.6 Impressão

Destinatários

  • Agentes Técnicos de Arquitetura e Engenharia
  • Diplomados de CET em Construção e Obras Públicas e áreas afim;
  • Diplomados de CTeSP em Construção Civil e áreas afim;
  • Diplomados em Arquitetura;
  • Diplomados em Engenharia Civil;
  • Outros interessados sem formação, com conhecimentos informáticos na ótica do utilizados, conhecimentos em construção civil e processos construtivos.

Metodologias de Ensino/Aprendizagem

A metodologia de ensino/aprendizagem é essencialmente prática, o formador começa por distribuir uma base de trabalho; inicia-se com uma apresentação geral do software REVIT da Autodesk e os formandos começam por desenvolver um projeto tendo como base um desenho CAD facultado pelo formador. Formador e formando vão desenvolvendo o trabalho ao longo da formação.

Responsabilidade do Curso

Professora Maria Eugénia de Jesus Santos

Carga Horária

O curso tem uma carga horária de 24 horas, correspondendo a 6 módulos de 4h

Diplomas

O curso é enquadrado como uma microcredencial com 3 ECTS e conferente de diploma para os formandos que obtenham aprovação e tenham frequentado pelo menos 80% das horas de contacto.

Vagas

Inscrição limitada a um máximo de 18 formandos por turma. O número mínimo para garantir o funcionamento de cada turma do Curso é de 10 formandos, podendo a Presidente do IPS autorizar a título excecional, sob proposta do Diretor da ESTB/IPS, o funcionamento de um número inferior das inscrições. 

Próximas Edições 2024/2025

Setembro 2024

1ª Edição – Dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 das 14h às 18h;

2ª Edição – Dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 das 14h às 18h.

 

Caso tenha interesse nesta formação envie um email para:

Gabinete de Apoio Académico ESTBarreiro/IPS 

 

Propinas

A propina a aplicar é de 90€ e corresponde ao valor total dos ECTS da microcredencial conforme definido no Despacho nº 38/Presidente/2023, de 03 de fevereiro.

Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR estão isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022.

Enquadrado pelo regulamento 914/2022, de 29 de setembro e pelo edital de Atribuição de apoios e incentivos no âmbito de programas de formação financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adulto” relativos ao ano letivo 2023/2024 - projeto MERIDIES, os estudantes podem ter apoio para pagamento das propinas deste curso.

Processo de candidatura

A formalização da candidatura processa-se através da entrega do processo de candidatura via online, no portal do Instituto Politécnico de Setúbal em www.ips.pt, e pelo pagamento dos emolumentos associados (quando aplicável).

As candidaturas devem ser efetuadas nos prazos definidos neste edital, sendo instruídas com os seguintes documentos:

  • Formulário de Candidatura;
  • Certificado de Habilitações Escolares ou lista de Unidades Curriculares realizadas no caso de candidatos estudantes;
  • Cópia de Documento de identificação (BI/CC/Passaporte/Título de Residência permanente) ou a Minuta com os dados de identificação; 
  • Cópia do cartão de contribuinte, se não submeteu Cartão de Cidadão, ou a Minuta com os dados de identificação;
  • Currículo Vitae.

Matrículas

As matrículas serão realizadas exclusivamente online. Após a publicação dos resultados, os colocados receberão, no endereço de correio eletrónico utilizado na candidatura, uma mensagem contendo toda a informação relativa às matrículas, bem como o acesso aos formulários a preencher.

Outras Informações

Para mais informações, poderá consultar o Regulamento das Atividades Académicas do IPS.

Contacto da Divisão Académica: https://www.suporte.ips.pt/helpdesk/