Aula Aberta | Banco de Tecidos

É comum ouvirmos falar da transplantação de órgãos e da transfusão de sangue, mas há uma outra prática de grande importância, que diariamente salva e melhora a qualidade de vida de muitos pacientes: o transplante de tecidos. Esta é uma opção terapêutica aplicada no tratamento de diferentes patologias, a pacientes de diferentes especialidades médico-cirúrgicas, nomeadamente, cirurgia cardiovascular, cirurgia ortopédica, cirurgia plástica e reconstrutiva, oftalmologia, etc.

Ao Banco de Tecidos, cabe o processamento, análise e preservação dos tecidos humanos provenientes de dadores vivos (resíduos cirúrgicos) e de dadores cadáveres.

Vem aprofundar o tema, com o orador Iuri Rodrigues, diplomado da Licenciatura em Biotecnologia da ESTBarreiro/IPS, atualmente Técnico Superior de Saúde no Instituto Português do Sangue e da Transplantação, numa Aula Aberta sobre “Banco de Tecidos - A resposta terapêutica para diferentes patologias”.

A Aula Aberta, está marcada para dia 22 de janeiro, às 11h30, na sala 1.03 e realiza-se no âmbito da disciplina de Citologia e Histologia, do CTeSP de Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico.